sábado, 11 de fevereiro de 2012

FOTOS JORNALÍSTICAS MUNDIAIS, PREMIADAS PELA WORLD PRESS

Aproveitando o "Dia do Repórter" - 16 de fevereiro, vai aí algumas das expressivas fotos jornalísticas mundiais premiadas pela world Press. 
Quando as imagens já dizem tudo ou quase tudo. 
Carneiro

       O retrato de uma mulher com véu carregando um parente machucado em seus braços, tirada no Iêmen pelo fotógrafo espanhol Samuel Aranda para o 'The New York Times', ganhou o prêmio de melhor fotografia do ano do concurso World Press Photo. Para os jurados, a imagem representa a Primavera Árabe.
*Uma Pietá muçulmana.

          Foto de Vincent Boisot, da França, para a revista do Le Figaro ganhou o segundo prêmio na categoria 'Artes e Entretenimento'. Na imagem, modelo posa na frente da oficina de um alfaiate, no centro de Dakar, no Senegal.

          Imagem tirada por Rob Hornstra, da Holanda, ganhou o primeiro lugar na categoria 'Artes e Entretenimento: Histórias', e mostra Marika Bajur cantando em um restaurante na cidade russa de Sochi, que fica junto ao Mar Negro. Faz parte da série 'O Projeto Sochi: Cantores de Sochi'.

          Brent Stirton, da África do Sul, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Questões Contemporâneas' com esta imagem de Maria, uma viciada em drogas e profissional do sexo em Kryvyi Rig, na Ucrânia. O fotógrafo trabalha para a agência Getty Images.

          Stephanie Sinclair, dos Estados Unidos, fotógrafo da VII Photo Agency para a National Geographic, ganhou o prêmio na categoria 'Questões Contemporâneas: Histórias' com foto que mostra Tahani (em rosa) e Ghada, ambas noivas infantis em Hajjah Hajjah, no Iêmen.
          *Continuo achando que isso é pedofilia, criança é criança em qualquer parte do mundo! Me desculpem os fundamentalista culturais. Carneiro.

          Damir Sagolj, fotógrafo da Reuters, da Bósnia e Herzegovina, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Vida Cotidiana', com imagem do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, em um prédio de Pyongyang.
          * Interessante e inusitada.

          Alejandro Kirchuk, da Argentina, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Vida Cotidiana: Histórias', com a série 'Never Let You Go'. Foto retrata casal Marcos e Monica, que são casados há 65 anos. Eles moram em um apartamento em Buenos Aires, Argentina, e Monica tem Alzheimer. Desde a descoberta da doença, o marido dedica todo seu tempo para cuidar da mulher.


          O fotógrafo Alex Majoli, da Itália, que trabalha para a revista Newsweek, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Notícias Gerais' com a imagem de comoção de manifestantes ao ouvir o discurso do então presidente egípcio Hosni Mubarak, no Cairo, capital do Egito.


          Paolo Pellegrin da Itália, fotógrafo da Magnum Photos que trabalha para a Zeit Magazin, ganhou o segundo prêmio na categoria 'Notícias Gerais: Histórias' com a cobertura do terremoto e decorrente tsunami que atingiram a costa nordeste do Japão em março de 2011.

          Jenny E. Ross, dos Estados Unidos, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Natureza' com foto de urso polar macho escalando um penhasco acima do mar, em Ostrova Oranskie, na Rússia, para caçar.

          Brent Stirton, da África do Sul, fotógrafo da Getty Images que presta serviços para a National Geographic, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Natureza: Histórias' com a série 'Rhino Wars'. A imagem mostra um rinoceronte sobrevivente de caçadores que arrancaram seu chifre em uma reserva em Colenso, na África do Sul.

          Uma foto da prisão de manifestantes durante uma manifestação contra a polícia e a desigualdade de renda no Harlem, em Nova York, nos Estados Unidos, rendeu a Tomasz Lazar, da Polônia, o segundo lugar na categoria 'Pessoas e Notícias'.

          A tragédia natural do Japão em 2011, com um terremoto e um tsunami fotíssimos, rendeu o primeiro prêmio na categoria 'Pessoas e Notícias: Histórias' para Yasuyoshi Chiba, do Japão. O fotógrafo, que trabalhava para a AFP, fotografou Chieko Matsukawa ao mostrar o diploma de formatura de sua filha encontrado nos escombros.

          Imagem da atriz dinamarquesa Mellica Mehraban, nascida no Irã, rendeu a Laerke Posselt, da Dinamarca, o primeiro prêmio na categoria 'Retratos'.

          Ton Koene, da Holanda, ganhou o segundo prêmio na categoria 'Retratos: Histórias', com foto de policial em centro de treinamento da polícia alemã em Kunduz, Afeganistão. A maioria dos soldados é analfabeta e procura entrar para a polícia por questões econômicas.


          Yuri Kozyrev, da Rússia, ganhou o primeiro prêmio na categoria 'Spot News Singles' com imagem de rebeldes em Ras Lanuf, na Líbia, antes da queda do ditador Muammar Khadafi. Ele é fotógrafo da agência Noor Images e presta serviços para a revista Time.

           O atentado cometido por Anders Behring Breivik, que causou a çmorte de 69 pessoas na pequena ilha de Utoya, nos arredores do Oslo, virou tema de série ‘Utoya’ de Niclas Hammerstrom, da Suécia. O totógrafo, que trabalha para o jornal Aftonbladet, ganhou o segundo prèmio da categoria ‘Spot News Stories’.



          O segundo prêmio na categoria ‘Esportes’ será entregue a Ray McManus, da Irlanda, que fez a imagem de um jogo de rúgbi entre Old Belvedere e Blackrock, em Dublin. Ele trabalha para a agência Sportsfile.

          A foto de Adam Pretty (Getty Images), da Austrália, que mostra o treinamento de atletas de saltos ornamentais durante o 14º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China levou o segundo prêmio na categoria ‘Esportes: Histórias’.
             *Linda foto! Poesias ornamentais...
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário