sexta-feira, 18 de março de 2011

BIZARRO - PLANTAS

     A natureza é uma parte misteriosa do mundo, é a criadora de algumas coisas inexplicáveis que as pessoas acham incrível. O mundo das plantas parece surpreender-nos com cada nova descoberta de plantas que são especiais em todos os sentidos e difere de qualquer coisa que já vimos ou sentimos. Por isso fiz uma lista de algumas das mais estranhas plantas só para você.

Rafflesia Arnolidii




     É considerada a maior flor individual sobre a terra. É também conhecida por "flor cadáver". O nome é devido ao forte odor de carne em decomposição, que produz a flor. Ela pode ser encontrada em florestas de chuva de Bengkulu, na Sumatra Island, Indonésia. Algumas espécies da planta podem ser encontradas nas selvas do Sudeste da Ásia, incluindo as Filipinas. A maioria delas estão ameaçadas ou em perigo.

Hydrona Africana




    Esta invulgar obra  é um membro da família Euphorbiaceae. Um fato interessante sobre esta planta é que a maior parte cresce no subsolo, com excepção das suas flores. Esta planta bizarra cresce na África do Sul e parece realmente assustadora .

Amorphophallus




São aproximadamente 170 espécies de plantas tropicais, tuberosas e perenes.
     São típicas de terras baixas, crescendo em zonas tropicais e subtropicais, desde o oeste da África até as Ilhas do Pacífico. Não são encontradas nas Américas.O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum em inglês, (Amorphophallus titanum) é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
     Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.
     Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endemica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada pois quando desabrocha, a flor devora quem a cultivou.

Lithops




     As plantas pertencentes a este gênero, frequentemente são chamadas “Pedras Vivas”, Plantas Pedra" (do grego lithos=pedra e ops=forma), são originárias de zonas desérticas do sul da África. Trata-se de uma suculenta anã quase sem caule, já que esse, curtíssimo, encontra-se abaixo da superfície da terra.

     Formam grupos de duas folhas acopladas, e divididas só por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem desenho cilíndrico ou praticamente cônico, com uma superfície plana. Da fissura ou fenda entre as duas folhas brota, no período vegetativo, as novas folhas, enquanto as velhas se abrem e murcham.    
     As espécies de Lithops diferem em suas cores, que podem ser extremamente variadas: do verde ao esbranquiçado, ao violáceo e ao rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas.

Wollemia nobilis




     Descoberto em 1994 por David Noble, couteiro num vale secreto, a cerca de 200 km a oeste de Sydney (Austrália), no coração do Parque Nacional Wollemi. Este parque faz parte da grande região das Montanhas Azuis.
     Atinge cerca de 35 a 40 metros de altura.
     Sua folhagem persistente, verde claro. Na parte baixa da árvore : folhas longas, estreitas, flexíveis e recurvadas, dispostas em duas fileiras. Em cima: mais curtas, planas, rígidas, erguidas e dispostas em 4 fileiras. Esta folhagem faz lembrar a do feto ou da palmeira e o tronco, na maturidade, fica com uma forma dilatada.

Ficus





     Ficus aka Estrangulador de figo é uma planta que pode estrangular. Após a germinação nos galhos de uma árvore de raízes crescerão para baixo do tronco. Depois que as raízes tocarem o solo, fica maior e, eventualmente, cercam inteiramente a árvore. No final, estrangula a árvore, como faria para a você, se você a abrassace um par de décadas.

Welwitschia Mirabillis




     Esta planta capaz de viver até mil anos. Um botânico austríaco Friedrich Welwitsch a descobriu em 1859, após o qual a planta ganhou o nome. Ela pode ser encontrado no Deserto do Namibe na Namíbia e em Angola. Ela cresce a partir de um curto e grosso tronco lenhoso, tem apenas duas folhas e uma pivotante ( diz-se da raiz que é prolongamento direto do caule; que é a principal, ou mestra, da planta.), longa e espessa. Ele pode eventualmente crescer para 2-4 ms.

Socratea exorrhiza




    Socratea exorrhiza ou o Palmeira  Andante, é uma palmeira que cresce nas florestas de chuva na América Central e do Sul tropical. Pode crescer até 25 metros, com diâmetro de até 17 cm. Diz-se que as raízes usam apalma da mão” para "andar" distante do ponto de germinação se outra árvore cai sobre as mudas e a derruba. Considera-se que ela se move 20 centímetros por mês.






Um comentário:

  1. Temos dicas de criações de galinhas, suinos, bovinos, plantio de grama, horticultural, cultivo de pomares e plantações em geral, aprenda também como fazer hidroponia, galinheiros, todos os tipos de adubações, épocas de colheitas de frutas.

    http://www.naturezadaterra.com/

    ResponderExcluir