sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ANDY WARHOL - O GÊNIO DA "POP ART"

"No futuro, qualquer um será famoso por quinze minutos"

Andy warohl



        
      Registrado como Andrew Warhola, ingressou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, aos 17 anos, em 1945, hoje Universidade Carnegie Mellon e se graduou em design. Após a formatura, se mudou para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker.


 Sua primeira mostra individual foi em 1952, na Hugo Gallery, exibindo 15 desenhos baseados na obra do escritor Truman Capote. Esses trabalhos foram expostos em diversos lugares, como o Museu de Arte Moderna (Moma).


     Os anos de 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e ele passa a se utilizar dos conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a Pop Art com a reprodução mecânica de temas do cotidiano, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe.
    
     A partir da segunda metade da década de 1960, Warhol passou a militar em outras áreas que incluem a música e o cinema, filmando, inicialmente, em 16 mm e depois em Super 8 mm. Seus filmes undergrounds são hoje clássicos do gênero e, entre eles, se destacam Chelsea Girls, Empire e Blow Job (1964). Na música, através do grupo de rock underground Velvet Underground, já nos anos 1970, ajudou a agitar e difundir a cena do glitter rock, originária de Londres.
     Warhol cunhou a famosa e profética frase, hoje amplamente divulgada: "No futuro qualquer um será famoso por quinze minutos”.
     Entre outros trabalhos nas artes plásticas, Warhol criou uma série de figuras: o rosto de Mao Tse Tung (1982), com uma dezena de variações em cores berrantes, variações sobre foice e martelo (Hammer and Sickle, 1977), variações sobre o crânio humano (Skulls, 1976), Torso (1982), variações sobre a sombra (Shadows, 1979) e dezenas de retratos de personalidades judaicas, como Freud, Einstein, Kafka, Gershwin, Gertrude Stein, além de auto-retratos.

     Na década de 1980, aproximou-se da TV a cabo e cria Andy Warhol's TV e Andy Warhol's Fifteen Minutes, para MTV. Foi nessa época que colaborou intensamente com Jean-Michel Basquiat, jovem e promissor artista que ele promoveu e ajudou a se firmar no universo das artes plásticas novaiorquinas.

     Em janeiro de 1987, internou-se no New York Hospital para exames e teve que submeter a uma cirurgia de vesícula, considerada rotineira. Durante o pós-operatório teve uma arritmia cardíaca e faleceu aos 59 anos de idade. Em 1994 foi inaugurado o The Andy Warhol Museum em Pittsburgh, Pensilvânia.



EXPOSIÇÃO "TV WARHOL" ESTÁ ABERTA NO RIO DE JANEIRO

Clique na imagem e dê uma olhadinha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário