quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GRUPO GALPÃO - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

                             DE MINAS PARA O MUNDO
 Clique na imagem e acesse o site do grupo

     O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criado há 27 anos. Montando espetáculos de grande comunicação com o público, a companhia tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua.
Sediado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Galpão é um dos grupos que mais viaja, não só pelo Brasil, como também pelo exterior, tendo participado de vários festivais em dezessete países da América Latina, América do Norte e Europa.
Grupo de atores que trabalha com diretores convidados, o Galpão desenvolve pesquisas com vários elementos cênicos, com destaque para as linguagens do circo e da música (sempre tocada ao vivo pelos próprios atores), traduzindo para uma linguagem brasileira vários clássicos, numa fusão do erudito e do popular.




Clique na imagem e abra as caixas de madeiras
onde está a tragetória do grupo
 Em 2007, o Galpão completou vinte e cinco anos de atividade teatral ininterrupta. Nesse um quarto de século, foram muitas conquistas – o grupo firmou-se como uma referência do teatro no Brasil.
Desenvolvendo um teatro de pesquisa, o Galpão se constitui como um grupo de atores que convida diferentes diretores para suas montagens. Sua linguagem de trabalho é resultado dessa série de encontros com diretores como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Ulisses Cruz, Paulo de Moraes e tantos outros.
Os encontros com grupos e movimentos teatrais espalhados pelos quatro cantos do país, também foram fundamentais para a formação do jeito de ser do Galpão. Desde a sua formação, o Galpão sempre buscou as raízes de um teatro popular e de rua. Hoje, é um dos grupos que mais circula pelo país conseguindo chegar a todas as regiões do norte até o sul do Brasil, além de ter se apresentado em 17 países da Europa, EUA, Canadá e América Latina.




     O Galpão Cine Horto é o Centro Cultural fundado e dirigido pelo Grupo Galpão, em Belo Horizonte/MG. Inaugurado em março de 1998, o local transformou-se em um importante espaço para a realização de atividades artísticas. Possui um Teatro Multimeios para 250 lugares, um cinema com 80 lugares, três salas de aula, bar e camarins.
Voltado para a pesquisa, a formação e o estímulo à criação teatral, em todos os projetos que realiza está sempre em evidência a possibilidade de unir e reunir pessoas em torno do teatro.
Atualmente, o Galpão Cine Horto oferece cursos e oficinas de formação artística, ministrados por professores selecionados pelo Galpão, além do Oficinão – oficina gratuita voltada para a reciclagem de atores profissionais.



Clique na imagem para ver fotos de todos os espetáculos
 
A mais recente produção:

Till – A saga de um herói torto

    
     Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início nosso protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.Criado pela cultura popular alemã da Idade Média, Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem que tem parentesco com outros tipos de várias culturas, por exemplo, que se assemelha muito ao nosso Macunaíma ou ao ibérico Pedro Malasartes.   Além de Till e uma infinidade de rústicos personagens medievais, a peça conta também a história de três cegos andarilhos que buscam a redenção, sonhando alcançar as torres de Jerusalém e salvar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis.Num mundo em que é cada vez mais marcante a presença dos excluídos e dos desprovidos de qualquer suporte material, a parábola das aventuras do anti-herói Till Eulenspiegel torna-se de uma atualidade inquietante.

                             

Elenco:


Clique na imagem e veja mais fotos do espetáculo

O ESPETÁCULO ROMEU E JULIETA

      Este espetáculo eu o assisti no Parque Municipal de Belo Horizonte, em meados de 1997, 1998 não sei bem ao certo.
     Ao final, chovia fino, e ninguém arredou pé. Abriu-se guarda-chuvas daqui e dali, chegava-se pra lá e pra ca, mas vimos até o final.
Um dos espetáculo mais emocionante que já assisti, de um sutil humor, contagiante. Uma obra prima.



     Ao atualizar o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Esse conceito sustenta todo o espetáculo, especialmente na figura do narrador, que rege toda a ação com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.
     A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do grupo. O encontro com Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, na clássica tradução de Onestaldo de Pennaforte, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil.

     Desde sua estréia na histórica cidade de Ouro Preto, em 1992, "Romeu & Julieta" construiu uma carreira de sucesso de público e crítica, no país e no exterior. Visto duzentas e setenta e duas vezes, em quase sessenta cidades brasileiras e em nove países estrangeiros - Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Colômbia - em teatros, estádios ou, preferencialmente, em praças públicas, por platéias oscilando entre trezentos e quatro mil espectadores. Em julho do ano de 2000, coroou sua trajetória com uma série de apresentações em Londres, no palco do Shakespeare’s Globe Theatre, onde recebeu uma consagradora acolhida do público inglês.










Nenhum comentário:

Postar um comentário